Etapas do Projeto

Etapa 01 [Analize do lixo.]
Questões para essa primeira etapa:
  • Documentar o lixo (foto + contagem)
  • Indicar período de pesquisa
  • Descriminar o lixo da casa
  • Fazer a documentação como coleta seletiva
  • Fazer um gráfico
  • Indicar quantas pessoas vivem na residência
Marcelo Soares









Gabriel
Durante aproximadamente uma semana foi recolhido e registrado todo o lixo em minha residência, que foi produzido por 3 pessoas.
Percebe-se um grande volume de papel e plástico.
Um razoável volume de biodegradáveis e pouquíssimo registro de metal e vidro.
Etapa 02 [Clico de vida do lixo escolhido.]
Questões para essa segunda etapa:
  • Escolher uma peça de lixo: Bateria de Celular
  • Documentar todo o meu lixo até a etapa final.
  • Pessoas envolvidas no processo.


Etapa 03 [Case - Complexo Rouge : Uma fábrica legal
Questões para essa primeira etapa:
  • Analise do case
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico e social.
Essa revolução colocou no coração de muitos homens um sonho: “como produzir mais”.
Henry Ford foi um desses pioneiros, o seu sonho foi o de criar o maior complexo industrial do mundo, com capacidade de transforma o minério de ferro, matéria bruta em um carro um pouco mais de 24 horas.
A velocidade hoje não impressiona, mas naquela época isso era de certa forma fantástica. Sua visão focava alta produtividade, baixo custo de produção e total verticalização da produção.
Com 2 bilhões de hectares, possui uma industrial de reciclagem de papel, usina de energia, siderurgia e extração de minério.
Nos anos 80 esse sonho virou um pesadelo ambiental. Sua estrutura enferrujada refletia os danos causados no rio Rouge e na degradação do solo que por anos foi explorado, além de várias substâncias nocivas jogadas no meio ambiente.
Apesar deste cenário que indicava o fim do sonho de Ford, foi seu consangüíneo Bill Ford laçou um novo desafio e um novo modelo de negócio: "transformar um ícone do século 20 em um modelo industrial do século 21 de fabricação sustentável".
A idéia era simples, ao invés de destruir ele também poderia retribuir.
No começo, lançar essa idéia inovadora, foi difícil. Convencer a diretória e engenheiro que sustentabilidade no processo de produção seria possível era uma idéia um tanto inovadora de mais, vista como uma piada. Devido a problemas judiciais essa idéia tomou força, já que poderia economizar 35 milhões de dólares além da possibilidade de explorar essa nova idéia.
Orientados com o pensamento de design, engenheiros, arquitetos e consultores criaram um plano estratégico que seria a reviravolta do complexo Rouge. Aproveitar a água da chuva e a luz solar, restaurar a vida em torno da fábrica, criar habitat natural, esse era um dos objetivos do projeto.
Essas transformações não-convencionais trouxe além de um novo modelo de como produzir, superou as expectativas criando um ambiente diferente para os seus funcionários, redução de custo e o mais importante o respeito a natureza.
Curiosidades
  • Mais de 4.000 prensas para estampar a lataria de automóveis.
  • Para abastecer tudo isso, uma siderúrgica completa
  • Energia elétrica gerada na própria planta da Ford, por uma usina que poderia servir à uma cidade americana de porte médio
  • Henry Ford criou a classe média operária da noite para o dia, ao dobrar o valor da hora trabalhada ainda na década de 10. Enquanto todos em Detroit pagavam por uma jornada de 9 horas a u$2.50 a hora, na Ford eram 8 horas a U$5.00.
  • Minas de carvão, de minério e calcário; depósitos de areia para produzir vidros e até os pneus passaram a ser produzidos ali.
Saiba mais...
Etapa 04 [Case - First-class-solutions - Filtro de água]
Questões para essa primeira etapa:
  • Analise do case
Etapa 05 [Conclusão]
Ao falarmos da elaboração de um projeto ecologicamente responsável, principalmente no meio acadêmico, encontramos discursos animadores que nos motiva a sempre a pesquisar e desafiar as nossas limitações sejam elas temporais, financeiras ou intelectuais.
Esse discurso nos projeta um lema, um ideal: o sentimento de que podemos ajudar o mundo.

Para tanto, essa etapa de pesquisa é extrema importante, pois é dela que criamos o alicerce para as nossas tomadas de decisões. Assim como um arqueólogo, vamos escavando esse assunto, que não parece ter fim. E nessa jornada adquirimos frustrações, mas também adquirimos esclarecimentos que nos possibilita criar teorias, vislumbrar o que foi feito e projetar o futuro.

[PDF] Infográfico - Proposta do Projeto















[PDF] DarWin - Tela Login

















[PDF] DarWin - Tela Jogando

















[PDF] DarWin - Ex. Resposta do Sistema