O Projeto


Na “Economia do Descarte”, artefatos industriais têm sido projetados para a obsolescência programada (redução intencional da vida útil dos produtos como parâmetro projetual) ou para a obsolescência percebida (descarte prematuro de produtos devido ao consumismo). Esta aliança irresponsável entre marketing, design e sistema produtivo tem resultado no caos ambiental em que estamos vivendo, tornando imperativo que os novos designers revejam as práticas de seus antecessores. Ao mesmo tempo, soluções inovadoras precisam ser pensadas para diminuir os problemas causados pelos artefatos residuais gerados segundo a lógica do descarte irresponsável e/ou prematuro. Trata-se de uma questão complexa que envolve diversos atores sociais dispersos pelo globo, uma vez que os produtos, na maioria das vezes, são consumidos e descartados, longe de seu país de produção.

O projeto “Não descarte. Design!” está inserido em uma ideologia maior que defende padrões de sustentabilidade (econômica, social e ambiental) como parâmetro projetual para as atividades de design.

Desta forma, os objetivos gerais do projeto são o de ajudar a formar uma consciência globalizada de que todo problema é um problema de projeto, e, portanto, um problema de design. E de que parâmetros de sustentabilidade devem ser vistos como desafios estimulantes à inovação nos negócios, além de uma oportunidade de a profissão se reconciliar com seus valores originais.

SOBRE O PROJETO
Concepção e Coordenação: Denise Eler e Regiany Barros
DURAÇÃO DA PRIMEIRA FASE
Fevereiro de 2010 a Junho de 2010 – Brasil (semestre letivo) Fevereiro de 2010 a Novembro de 2010 – França
PARTICIPANTES
  • Estudantes da classe « Design Graphique Européen » - Curso de Graduação em Design Grafico do Centro de Formação CNA-Cefag – FRANCE
  • Professor responsavel de Disciplina: Jean-Marc BRETEGNIER
  • Número de alunos: 20 (uma turma).
  • Estudantes da disciplina « Design de Interação 2 » do Curso de Graduação em Design Gráfico da Universidade FUMEC – BRASIL
  • Professora da Disciplina: Denise ELER
  • Número de alunos: 34 (duas turmas, em dias distintos)
OBJETIVO GERAL
Promover uma pesquisa acadêmica colaborativa e internacional no âmbito do Design Sustentável, especificamente sobre o peso das decisões de design para o problema do lixo urbano, em especial o doméstico, tanto na origem do problema quanto em sua solução.
OBJETIVO ESPECÍFICO
Analisar o problema do lixo urbano sob a ótica do Design Thinking e propor soluções específicas para duas cidades de países diferentes, Belo Horizonte e Bagnolet.
RESULTADOS FINAIS ESPERADOS
  • Documentação dos processos de Design Thinking aplicados a um problema específico;
  • Propostas de soluções inovadoras para o problema do lixo urbano;
  • Estreitamento da parceria acadêmica;
  • Produção de material inédito para pesquisas futuras;
  • Sensibilização e engajamento dos alunos em questões de Design e Sustentabilidade.