segunda-feira, 26 de abril de 2010

Reduzindo as pegadas de carbono

As pegadas de carbono ajudam as pessoas a promover as mudanças necessárias para combater os problemas ecológicos do planeta. Como as pegadas quantificam um montante de carbono que aumenta ou diminui com base no uso de energia, elas permitem que as pessoas saibam que um novo carro híbrido ou com motor flex realmente ajuda a diminuir as emissões.

O transporte é responsável por 33% das emissões de CO2 nos Estados Unidos [fonte: EIA - em inglês], muitas pessoas tentam diminuir suas quilometragens. Algumas caminham ou andam de bicicleta sempre que possível; outras fazem rodízio de carro, utilizam transporte público ou investem em carros econômicos.

 Andar de bicicleta em vez de sair de carro ajuda a diminuir as emissões de CO


A energia doméstica é responsável por 21% das emissões de CO2 dos Estados Unidos [fonte: EIA - em inglês]. Ajustar o termostato em uma temperatura moderada, instalar um bom sistema de isolamento e janelas com vidros duplos são estratégias que diminuem os custos de energia e mantêm sua casa confortável. Lâmpadas fluorescentes (CFLs), eletrodomésticos de baixo consumo de energia e fontes de energia renovável também ajudam a diminuir o consumo.

É claro, esforços individuais para reduzir as emissões podem ir apenas até certo ponto. Diminuir o CO2 e outros gases do efeito estufa para níveis mais seguros requer uma regulamentação governamental e a ação de empresas. A diminuição das pegadas de carbono, porém, permite às pessoas ver onde elas estão e como elas podem mudar. Aqueles que pensam que a regulamentação do governo anda muito morosa ou aqueles que desejam aceitar a responsabilidade pessoal por suas emissões podem controlar suas próprias reduções e alterar seus hábitos individuais.


Fonte: http://ambiente.hsw.uol.com.br/pegada-de-carbono2.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário